DIFERENCIAIS

O COLÉGIO NESFA preocupa-se em despertar nos alunos responsabilidade, posicionamento questionador, independência e senso crítico, com o intuito de formar adultos realizados pessoal e profissionalmente. Lado a lado, desenvolvem-se raciocínio e imaginação, razão e sensibilidade.

 

Incutir tais valores no aluno desde cedo é prepará-lo para enfrentar um mundo em constante e rápida transformação. É construir o futuro, hoje.

CULTURA EMPREENDEDORA

No currículo extra inclui-se o Projeto de Cultura Empreendedora, constituído de atividades que visam contribuir para a formação de futuras gerações competentes para abordar e resolver com eficácia e eficiência situações que a vida lhes apresenta. O empreendedorismo propõe um caminho: ajudar a formar pessoas proativas que tenham desenvolvido competências para solucionar situações complexas novas, que o mundo do trabalho ou o social apresentar.

Inteligência, criatividade, planejamento, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança, são aspectos importantíssimos que contribuem para a realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o indivíduo para enfrentar o mundo que transforma a si e a tudo em ritmo acelerado. Revoluções por minuto.

Problemas que necessitam de soluções sempre para ontem. É preciso inteligência para perceber a importância de determinadas questões. É necessário espírito de liderança para enfrentá-las. É importante criatividade e planejamento para encontrar soluções. É fundamental persistência para não desistir diante das dificuldades.

EDUCAÇÃO MUSICAL

As aulas de Educação Musical oferecidas pelo Colégio Nesfa são destinadas tanto para Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental I, cujo objetivo central é construir um aprendizado musical significativo e prazeroso a todos os alunos, de modo que estes possam levar tais vivências para o restante de suas vidas.

A professora da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Juliane Raniro aponta que “as aulas de música para bebês [e crianças] expõem os pequenos a uma grande variedade de situações musicais através de canções variadas, movimentos, instrumentos e atividades lúdicas diversificadas.” (RANIRO, 2011).

Já no Ensino Fundamental, são trabalhados os fundamentos da música e o aprendizado da escrita musical através de atividades divertidas e dinâmicas, juntamente com a prática da flauta doce, a partir do 3º ano. O objetivo é permitir que todos os alunos tenham acesso ao mundo da música, aprendendo a ouvir e manipular o som, formando suas próprias opiniões e musicalidade. Todas as atividades são realizadas de forma espontânea e lúdica, proporcionando contato direto com a música, com o canto e com os instrumentos musicais diversos.

Outros pesquisadores como Costa-Giomi (1999, 2001), Hetland (2006b) e Rauscher (2002, 2003) mostraram que um trabalho de educação musical, devido à constante estimulação de áreas cerebrais relacionadas à motricidade, pensamento sequencial, e outros, apresenta benefícios no desenvolvimento de habilidades espaciais em crianças que tiveram a oportunidade de estudar música desde muito cedo e ininterruptamente (apud Costa-Giomi, 2006).” (ibdem).

ESTUDO FILOSÓFICO

Merece destaque o conteúdo de Filosofia, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, levando os alunos à busca da excelência no pensar; tentando esclarecer  e iluminar assuntos controversos e desordenados que, por serem tão genéricos,nenhuma disciplina científica está equipada para lidar com eles.Como exemplo poderíamos citar conceitos como verdade,justiça,beleza,individualidade e virtude.