top of page

Os Anos Iniciais têm como objetivo proporcionar aos estudantes situações desafiadoras para a formação de hábitos e atitudes, visando o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia. Para tanto, são promovidas situações de interação para a construção do conhecimento individual e coletivo, comprometendo-se com a busca de alternativas para solucionar problemas.

Além disso, busca-se o desenvolvimento de habilidades relacionadas à consolidação dos valores, comunicação, à resolução de problemas, ao estabelecimento de relações, hipóteses, conclusões e ao posicionamento crítico.

 

O Colégio NESFA entende que a aprendizagem ocorre a partir da interação constante entre o sujeito e o objeto de conhecimento, em uma perspectiva sociointeracionista. Para que isso ocorra, a mediação do professor torna-se fundamental. Os projetos e as sequências didáticas elaboradas pelos professores favorecem a investigação e problematização das situações por parte dos estudantes. O material didático da DOM BOSCO vem de encontro com nossos anseios e colabora para a formação integral dos alunos.

 

O currículo dos Anos Iniciais contempla as Áreas do Conhecimento: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, oferecendo como diferencial os componentes curriculares de Arte-Música, Artes Visuais, Teatro, Inglês e Filosofia.

 

 

DIFERENCIAIS

Nos Anos Iniciais a capacidade de observação e compreensão da realidade ocorre a partir de referências concretas, em que ainda está presente o jogo simbólico e o brincar. Gradualmente as capacidades de análise, síntese e generalização permitem a apropriação mais complexa da realidade, redimensionando as relações entre as vivências e o conhecimento.

RELAÇÃO SOCIAL

  • FILOSOFIA: Na apostila de Valores e Princípios direcionamos todo e qualquer conhecimento que, transformado em ação, desenvolve postura ética, relações e participações sociais e de cidadania.

  • EMPREENDEDORISMO: Com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, o aluno aprenderá, de forma articulada e gradativa, os passos para uma carreira de sucesso, adquirindo autonomia e tornando-se socialmente responsável, capaz de contribuir para o crescimento das organizações e do mundo.

  • TECNOLOGIA: Laboratório de informática, lousa interativa, Portal Dom Bosco, Site Turminha Dom Bosco contribuem para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem e facilita a comunicação e a interatividade, aumentando as possibilidades de aprendizagem.

 

  • PROFESSORES: ATUALIZAÇÃO CONSTANTE: Em um mundo de mudanças aceleradas e profundas, a capacitação profissional é sempre um projeto inacabado. Pode ser realizada por diferentes vias e diversas estratégias. Os professores do Colégio NESFA sabem que precisam aprender permanentemente e, incentivados pelo Colégio, assumem a responsabilidade de se atualizarem e de aprofundarem seus estudos de forma constante.

  • ESCOLA E FAMÍLIA: PARCERIA DE SUCESSO: Aqui, cada aluno é acompanhado individualmente no que se refere ao aproveitamento escolar e ao seu desenvolvimento como pessoa. Assim, há um permanente diálogo entre os educadores, os alunos e as famílias. Para o Colégio NESFA, é de fundamental importância a parceria e a cumplicidade estabelecida com os pais, pois é exatamente esse encontro que norteia a qualidade e a eficiência do nosso trabalho pedagógico.

  • EXCURSÕES PEDAGÓGICAS: A Proposta Pedagógica do Colégio NESFA abrange, além da preocupação com a formação integral do aluno, o desenvolvimento de atividades que contemplem a contextualização dos conhecimentos e a interdisciplinaridade dos conteúdos. Inspirado nesses princípios, a Escola promove Excursões Pedagógicas, nas quais o aluno INTERAGE, CONHECE, MANIPULA, VIVENCIA, abrangendo conteúdos articulados de várias disciplinas. É um trabalho que se desenvolve desde as primeiras séries do Ensino Fundamental e se estende até os anos finais, contemplando vários roteiros, de acordo com os conteúdos estudados na série.

“A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática.”
– Paulo Freire

ENSINO FUNDAMENTAL I

bottom of page