Nas últimas semanas, apresentamos a virtude da ordem e descrevemos como essa virtude pode ser adquirida com atividades simples como organizar as coisas e planejar uma rotina.
Mas você sabia que a ordem também está relacionada com a prudência? Uma pessoa prudente é capaz de analisar a situação, planejar e seguir critérios pré-estabelecidos antes de decidir. Tais critérios também são entendidos como a hierarquia dos valores.
Cada um de nós possui obrigações para com Deus, com a família, com o trabalho, com a sociedade e assim por diante. Uma pessoa ordenada é capaz de entender que algumas coisas são mais importantes que outras. Estabelecer prioridades é O QUE REALMENTE IMPORTA Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional fundamental para alcançar a prudência.
Nesse sentido, a ordem dos valores consiste em seguir um plano de vida onde todas as áreas são contempladas de acordo com sua importância.
Por exemplo, uma pessoa desordenada tende a se dedicar muito no trabalho e negligenciar a família. Quando isso acontece não há virtude. Outro exemplo: pessoas que se dedicam demais a obras sociais mas não têm um desempenho satisfatório no trabalho. Também é um problema.
Quando entendemos a ordem dos valores, fica fácil perceber a ordem dos deveres. Uma boa ferramenta é o autoconhecimento. Pergunte-se e responda com sinceridade:
• Como anda minha relação com Deus?
• Como tenho usado o tempo com minha família?
• Procuro dar atenção para os meus filhos, meu cônjuge, meus pais, meus irmãos?
• Perco tempo no trabalho procrastinando, me entregando à preguiça?
• Estou sempre sobrecarregado por incompetência minha ou por não conseguir delegar?
• Tenho ajudado o próximo quando possível? Uma vida em ordem é, portanto, uma vida em que os critérios de valor estão bem estabelecidos.
No Colégio NESFA, procuramos auxiliar nossos alunos e seus familiares a estabelecer critérios para hierarquizar as diferentes áreas da vida e alcançar o equilíbrio.
Durante as aulas, através do projeto virtudes e da educação socioemocional, os alunos desenvolvem as competências necessárias para lidar melhor com os desafios da vida.
Com as famílias, procuramos manter um canal de comunicação sempre aberto, com encontros de formação, palestras, reuniões coletivas e também atendimento individualizado.
Acreditamos que, quando família e escola caminham juntas, toda sociedade ganha.
Por Laura de Pádua Nascimento Rodarte (coordenadora do Programa Bilíngue High Five aqui no Colégio NESFA)
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