top of page

PROPOSTA PEDAGÓGICA

     O Colégio NESFA orienta sua prática pedagógica adotando metodologias que visam ao desenvolvimento da autonomia dos seus alunos, à estreita relação entre teoria e prática, à responsabilidade individual e coletiva e à sensibilidade quanto aos problemas sociais.  A prática pedagógica indaga, comprova e fundamenta a teoria e busca respostas na reflexão sobre a ação.  A ação pedagógica é realizada considerando-se o cotidiano, a experiência e a realidade social, histórica e cultural dos alunos.

      Entre os princípios, destacam-se:

 

  • Prática pedagógica investigativa;

  • Trabalhos em perspectivas inter e transdisciplinar dos conteúdos;

  • Estudos a partir de eixos temáticos;

  • Inovação e aprimoramento;

  • Sistematização das atividades, experiências, pesquisas, trabalho de campo, gincanas, oficinas de trabalho, excursões, exposições artísticas, criação e uso de jogos pedagógicos;

  • Projetos culturais, esportivos e sociais.

    Na Educação Infantil as crianças aprendem a relacionar-se com atitudes de acolhida, solidariedade e sensibilidade, por meio da vivência de valores, da interação no ambiente com curiosidade, admiração e cuidado, da investigação da realidade e da expressão criativa através de diferentes linguagens.

     No Ensino Fundamental ocorre a exploração da dimensão da diversidade cultural, das mídias e da pluralidade de linguagens e da formação dos diferentes sujeitos. A partir do princípio de formar cidadãos envolvidos na construção da igualdade, da solidariedade, do amor ao próximo, do cuidado, da consciência planetária e do sentimento de pertença à humanidade, a escola se coloca como espaço/tempo de pesquisa, de construção, de desenvolvimento e de formação empreendedora, não somente dos diferentes saberes, mas também das relações humanas.

bottom of page